Conheça a história do hambúrguer

Cerveja e seus ingredientes – um raio X da paixão nacional
27 de maio de 2017
Jornalistas fazem tour de carro explorando a gastronomia da região Sul
28 de maio de 2017

Conheça a história do hambúrguer

Uma das comidas mais amadas e consumidas pela população mundial. O hambúrguer é o principal símbolo do Fast Food, e são encontrados no mercado de várias maneiras, desde um simples com pão, carne e queijo, até os mais especiais feitos com filé, picanha e molhos mais trabalhados. No Brasil, o hambúrguer chegou em meados dos anos 50.

Assim como diversos pratos e ingredientes, o hambúrguer também tem uma história controversa. De concreto nessa história, apenas o fato dos EUA não ser o criador do hambúrguer. Os americanos contribuíram adicionando o pão ao hambúrguer, e tornando-o sanduíche, isso quando o prato chegou a América trazido por imigrantes alemães vindos de Hamburgo.

E diferente do que se tem notícia, o hambúrguer foi criado no século 13 na Mongólia – e não no século 17 na cidade de Hamburgo, na Alemanha -, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. Apesar dos americanos não serem os criadores do hambúrguer, foi a partir dos EUA que este prato conquistou o mundo, sendo
hoje o país onde mais se consome hambúrgueres anualmente.

Os nômades da Ásia Ocidental também tem grande parte dessa responsabilidade, pois eles desenvolveram uma técnica de temperar a carne, para conservar por mais tempo. A cidade de Hamburgo na Alemanha entra na história depois da “criação” dessa técnica, pois marinheiros alemães passaram a cozinhar a carne que era consumida crua, e levaram a iguaria para a América.

O hambúrguer está muito presente nas refeições das pessoas por conta da necessidade de se alimentar em menos tempo, aliada, é claro, ao saboroso gosto dos sanduíches. Com o desenvolvimento da gastronomia, foram criados muitos hambúrgueres “sofisticados”, feitos com outros tipos de carne, com queijos especiais, molhos diferentes, saindo um pouco do tradicional fast food. Mas mesmo com tanta inovação, a batata frita continua sendo o acompanhamento perfeito para essa refeição saborosa!

X-Burguer e X-Salada ainda são os preferidos dos brasileiros

O PedidosJá – maior plataforma de delivery da América Latina – aproveitou a ocasião para avaliar junto a 4 mil brasileiros os principais costumes no momento de comer seu burguer favorito. Mesmo com a crescente tendência de gourmetização, os hambúrgueres tradicionais, como X-Burger e X-Salada, ainda são os mais consumidos pelos respondentes, com 52% de preferência.

Bruna Rebello, gerente comercial da PedidosJá no Brasil, avalia que a quantidade de foods trucks e hamburguerias gourmets abertas nos últimos anos acabou trazendo uma mudança cultural nos hábitos dos consumidores. “Hoje, o perfil de consumo está realmente muito equilibrado. Existem tanto aquelas pessoas que não abrem mão do velho e bom X-Burguer, quanto aqueles que só comem hambúrgueres artesanais, gourmets e até mesmo veganos, representado por 48% dos pesquisados”, explica.

Outro dado levantado pela empresa revela também que o hambúrguer ao ponto é solicitado pela maioria dos consumidores, com 73% de preferência. Já 17% costumam pedir a carne bem passada e 10% optam normalmente pela mal passada.

A pesquisa aponta ainda que, atualmente, 15% das hamburguerias brasileiras já possuem ao menos um lanche vegano ou vegetariano em seu cardápio. “A tendência é que essa opção se popularize cada vez mais”, conclui a executiva.