fundo parallax

Vem aí mais um festival Brasil Sabor – saiba como se inscrever

Abrasel MS realiza seu primeiro Café da Manhã Empresarial
12 de março de 2019
McDonald’s inova e traz dois clássicos do dia por apenas R$14,90
20 de março de 2019

A celebração da comida do lugar é a tônica do festival Brasil Sabor, que abre as inscrições para sua 14ª edição

Vinagreira, castanha de baru, sururu, jambu, charque, cogumelo yanomami, dendê, socol e capote. Esses são somente alguns dos ingredientes e produtos locais da cozinha brasileira que, trabalhados com técnicas típicas de cada região, dão origem a receitas únicas. Para celebrar essa diversidade e a riqueza dessas criações, há 14 anos a Abrasel realiza o festival gastronômico Brasil Sabor, que movimenta restaurantes de todas as partes do país. Em 2019, o evento acontece de 16 de maio a 2 de junho, com patrocínio da Ambev.

Além de valorizar a pluralidade da gastronomia brasileira, o Brasil Sabor também se consolida como um momento oportuno para divulgação das casas participantes, que aproveitam não só para atrair e fidelizar a clientela, mas também para ouvir a opinião do público e divulgar ações e boas práticas sendo um forte canal de comunicação com a sociedade. Para o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka, o tema escolhido para o festival, Original do Brasil, é um resumo da sua essência. “Deixamos clara a missão de valorizar o que chamamos de ‘comida do lugar’, que é tudo aquilo que caracteriza o modo de preparar os alimentos e os ingredientes de uma determinada região. O Brasil Sabor é uma grande oportunidade para que os restaurantes desenvolvam receitas que valorizem a gastronomia brasileira e ainda testem a aceitação desses pratos junto ao público durante o período do evento”, avalia.

Em Santa Catarina, a preparação para o festival está a pleno vapor. Segundo o presidente da Abrasel no estado, Raphael Dabdab, a ideia é dar uma renovada no evento esse ano. “Nossa intenção é disponibilizar um guia digital, via aplicativo, para facilitar a vida dos consumidores. Queremos também voltar com a arena gastronômica em algum shopping, numa versão mais pocket. Estamos também com estratégias para estimular o uso de ingredientes locais, atendendo o conceito de ser ‘Original do Brasil’. Nossa expectativa é ter 50 restaurantes inscritos”, resume.

Em alguns estados, o Brasil Sabor também funciona como concurso, elegendo os melhores pratos criados. Esse é o cenário promovido pela Abrasel no Ceará, que anualmente aproveita a proposta do Festival para instigar ainda mais os participantes a criarem receitas de dar água na boca. Os restaurantes são avaliados por um júri técnico e também pelos clientes. A previsão de participação no Ceará também é de 50 estabelecimentos e como nos últimos anos, a Abrasel promoverá uma Feira de lançamento e encerramento aberta ao público, no Mercado dos Pinhões, em Fortaleza.

No último ano, mais de 600 restaurantes das cinco regiões do País participaram do Festival. As incrições para a edição de 2019 já estão abertas e os interessados em participar devem procurar a Abrasel no seu estado ou região.

Festival Brasil Sabor

16 de maio a 2 de junho

23 estados

Inscrições abertas

Evelise Couto
Evelise Couto
Jornalista por formação e por paixão, atua desde 2011 em redações e assessorias de imprensa. Sempre atenta a novidades, é apaixonada por literatura, cultura pop e gastronomia, além de adorar descobrir novos lugares por onde passa. Produção de conteúdo e social media também fazem parte de seu dia a dia.