fundo parallax

Tradição e contemporaneidade se unem em novo restaurante árabe de Campo Grande

McDonald’s inova e traz dois clássicos do dia por apenas R$14,90
20 de março de 2019
Peralta Cruise: um passeio pelo Pantanal Sul-mato-grossense que alimenta o corpo e a alma
23 de março de 2019

Conciliar a tradição de uma família genuinamente árabe com um conceito contemporâneo e inovador: essa é a proposta do Mansur Empório & Restaurante, um novo espaço do Grupo Mansur que será inaugurado neste sábado (23), a partir das 19h, com abertura oficial para o público. A Família Anache, que há gerações comercializa especiarias e grãos, abriu o Empório Mansur há 15 anos trazendo a Campo Grande, àquela época, a possibilidade de compras a granel, e há seis anos oferece pratos típicos da cozinha árabe. “Somos descendentes de sírios e nossa avó sempre cozinhou muito bem e, devido a procura, decidimos comercializar essas receitas de família. O primeiro passo foi a abertura da cozinha industrial, com a produção de produtos congelados e esfihas quentinhas no Empório Mansur, depois passamos a atender no almoço e há 1 ano e meio o sonho cresceu e tivemos o primeiro esboço do restaurante”, explica Marcella Anache, chef responsável pela cozinha do local. Tradicional na cidade, o Empório Mansur foi fundado pelos avós, Mansur e Ecilda, e virou uma paixão familiar, contagiando cada um dos sócios, que abriram mão de suas carreiras para se dedicarem ao negócio.

Agora, o grupo assume o desafio de adicionar às receitas da avó elementos de uma cozinha contemporânea, com releituras de pratos típicos como os charutos de folha de uva, que serão feitos com folha de beterraba e recheados com frutos do mar; a kafta, que ganhou um toque regional e é produzida com carne de sol; e o malabie, um doce clássico que no restaurante será servido com suspiro de miski, uma especiaria aromática. “A gastronomia árabe é muito rica e vasta e queremos explorar todos os seus caminhos. A ideia foi aliar elementos tradicionais com novos sabores, surpreendendo o paladar dos nossos clientes”, define a empresária.

Mesa para compartilhar

O restaurante, que trabalhará servindo almoço e jantar, tem o foco em servir bem e inserir o conceito de compartilhar com amigos e familiares. O cardápio - desenvolvido por Marcella em parceria com o chef Fred Caffarena de São Paulo, especializado na culinária do Oriente Médio - é formado por pratos e porções para compor uma mesa farta, onde todos podem provar diversos sabores. “Quando você pensa numa família árabe, sempre imagina todo mundo conversando ao redor de uma mesa cheia. Na nossa sempre foi assim. A ideia é compartilhar e não dividir, não só a comida, como também os momentos". Para a família Mansur, são esses momentos que tornam-se memórias, o que para eles é o que de mais importante a gastronomia pode oferecer.

SERVIÇO:

O Mansur Empório & Restaurante funcionará ao lado do Empório Mansur, na rua Antônio Maria Coelho, 2452 - Centro. Os horários de funcionamento são: quarta a sexta das 11:30 às 15h e das 19h às 23h, sábado das 11:30 às 16h e das 19h às 23h, e domingo das 11:30 às 16h. Reservas podem ser feitas pelo telefone: (67) 3384-7679.

Evelise Couto
Evelise Couto
Jornalista por formação e por paixão, atua desde 2011 em redações e assessorias de imprensa. Sempre atenta a novidades, é apaixonada por literatura, cultura pop e gastronomia, além de adorar descobrir novos lugares por onde passa. Produção de conteúdo e social media também fazem parte de seu dia a dia.