fundo parallax

Semana Santa: quatro receitas de chefs para a família inteira comer peixe

10 opções de ovos de fabricação própria para sua Páscoa ser muito mais saborosa
5 de abril de 2019
5 restaurantes que estarão abertos e com cardápio especial nesse domingo de Páscoa para você se reunir com a família
19 de abril de 2019
A Semana Santa é vivida com intensidade em vários países da Europa e da América onde além das procissões e celebrações religiosas, a gastronomia tem papel importante, pois nessa semana, as famílias cristãs tradicionalmente não consomem carne vermelha, pratos com peixes são os personagens principais nas mesas principalmente na sexta-feira santa.

Em Mato Grosso do Sul, o bacalhau é consumido por muita gente, mas por ser um estado rico em rios, os peixes de água doce são a escolha de muitas receitas.

Para te ajudar no cardápio desse dia tão especial, selecionamos receitas de quatro chefs premiados, Marcílio Galeano ensina uma receita de bacalhau presunto parma, Paulo Machado uma receita com peixe de rio, Sylvio Trujillo um bacalhau rústico e Bruno Abreu uma trilogia de cara, vamos a elas:

Confira

-

 

Confit de Bacalhau com presunto de Parma assado e frutos do mar

Por Chef Marcílio Galeano (Prato criado para o restaurante La in Casa)

Ingredientes

Lombo de Bacalhau 400g Presunto de Parma 04 fatias Camarão 200 g Anéis de lula 100 g Mexilhão com casca 100 g Azeite 200 ml Azeitonas Portuguesas 100 g Cebola em gomos 100 g Alho com casca assado 05 dentes Tomate cereja 10 unidades Pimenta dedo de moça 01 unidade Alcaparras à gosto Folha de louro 02 unidades Salsinha picada à gosto

Modo de preparo

Limpe os lombos do bacalhau retirando todo os espinhos. Enrole o presunto de Parma no bacalhau. Em uma travessa de barro coloque todos os ingredientes e regue com o azeite. Asse em forno pré-aquecido a 160° por 30 minutos. Checar o ponto do bacalhau e se necessário asse por mais tempo. Finalize com salsinha picada e sirva. Acompanha muito bem com arroz de salsa, batatas ao murro e salada verde. Rendimento: 01 porção e serve duas pessoas

 

Peixe c/ Farofa de frutas e flores

Por Chef Paulo Machado

Ingredientes

1 Filé de peixe de rio fresco, da sua preferência (sugestão: pintado, tilápia ou dourado). 1 Col. De sopa de azeite de dendê Sal a gosto 1 col de suco de limão. 1 colher de sopa rasa de Farinha de trigo P/ a Farofa: 0,100 gr. de farinha de mandioca (farinha ovinha de Uarini, se possível) 1/2 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 caju inteiro, cortado em pedaços pequenos 1 banana em rodelas 0,050 ml de azeite de oliva 1/4 de maço de coentro picado 1 pimenta dedo de moça sem sementes, cortada em tiras Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Flores comestíveis a gosto

Modo de Preparo

Tempere o peixe c/ sal, limão e a farinha de trigo e leve para dourar em frigideira antiaderente c/ o azeite de dendê. Reserve. Prepare a farofa refogando todos os ingredientes, começando pelo azeite, a cebola e o alho e depois adicione a farinha, a pimenta dedo de moça, as frutas, desligue o fogo e adicione pétalas das flores e o coentro picado; Ajuste sal e pimenta e sirva com o peixe.

Rendimento: 1 porção.

 

Bacalhau Rústico

Por Chef Sylvio Trujillo

Ingredientes

Proteína: 250 g de Lombo de Bacalhau 20 ml de azeite 50 g de azeitonas pretas

Acompanhamento: 1 tomate holandês com rama 2 mini cenouras 50 ml de azeite de oliva Sal, pimenta e páprica a gosto

Mousseline: 500 g de batata 150 g de nata fresca 80 g de manteiga Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo

Em uma forma antiaderente, coloque o tomate e as cenouras, tempere-os com sal, pimenta, azeite e páprica. Ponha 100 ml de caldo vegetal, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 250° por 25 minutos. Tire o papel alumínio e asse por mais 15. Enquanto prepara os legumes, coloque as batatas para cozinhar até que o garfo entre e cozinhe ao vapor o bacalhau por 7 minutos e reserve. Processe as batatas juntamente com a nata e a manteiga até ficar uma mistura aveludada. Transfira para frigideira, leve ao fogo, de o ponto do sal e mexa pra ficar com consistência cremosa. Desligue. Com tudo pronto, aqueça uma frigideira, com azeite, coloque as azeitonas, puxe um pouco, coloque o bacalhau e sele levemente.

 

Trilogia Cará

Trilogía Cara

Por Chef Bruno Abreu

Composto por três preparos

Chips de Cará Roxo Ingredientes: 500 ml de óleo 1 kg de Cara Roxo Sal a Gosto Preparo: Em uma panela aqueça o óleo a 85 graus, adicione as fatias de cara e frite até que dore, retire e coloque sob papel toalha e em seguida adicione o sal.

Cará-Moela Sautée Ingredientes: 150 gr de Manteiga 1kg de Cara Moela Cebolinha e Sal a Gosto Preparo: Em uma panela ferva a água e coloque pra cozinhar o cara moela inteiro. Após cozido retire sua casca. Aqueça a manteiga e adicione o cara cortado em cubos. Finalize usando cebolinha picada e o sal.

Cará Frito Ingredientes: 1 kg de Cara 3 limões Rosa Pimenta do reino e sal a gosto Preparo: Tempere o peixe com o suco de limão espremido, a pimenta do reino e o sal. Em uma panela com o óleo já aquecido, adicione o cara e frite bem até que fique crocante por fora. Finalize o prato com molho Kefir.

Ana Ostapenko
Ana Ostapenko
Jornalista de profissão e cozinheira por hobbie, atua na área há 10 anos e também é especialista em Marketing Digital. É apaixonada por música, literatura e sua especialidade na cozinha são os doces, ela ama fazer e distribuir aos amigos.

Iniciativa SEBRAE/MS