Cerveja e seus ingredientes – um raio X da paixão nacional

Arroz carreteiro é tradição e história
26 de maio de 2017
Conheça a história do hambúrguer
28 de maio de 2017

Cerveja e seus ingredientes – um raio X da paixão nacional

Para falar de cerveja, vamos primeiro falar sobre seus ingredientes e o que cada um representa na formação de uma boa cerveja e quais as principais características a serem notadas em uma degustação. Vários amigos que ainda não estão no mundo das cervejas especiais, geralmente me falam que elas são  “encorpadas”, “fortes” e mais alcoólicas comparadas as cervejas tradicionais do nosso mercado, mas na maioria das vezes eles não identificaram o que os incomodou ou agradou na primeira experiência, se foi o amargor, o sabor acentuado de malte ou os ésteres de um fermento. A identificação desses ingredientes é muito importante para entender melhor e mergulhar de vez nesse mundo das cervejas especiais.

Os principais ingredientes são água, malte, lúpulo e levedura

A água é um dos ingredientes mais importantes, pois 90 a 95% de sua qualidade é fundamental para uma boa cerveja. Antigamente as cervejarias eram construídas ao redor de ótimas fontes de água para garantir um bom produto. Hoje em dia, grandes fabricas podem deixar a agua da maneira que for melhor para suas receitas graças à tecnologia.

O malte é responsável pelos açúcares que serão consumidos pela levedura na fermentação, pela cor da nossa cerveja, pelo corpo e parte dos sabores a aromas são provenientes dele, como por exemplo pão, caramelo e café.

O lúpulo, é conservante natural da cerveja, é o nosso “tempero”. Através dele temos o amargor e a grande variação de aromas e sabores, desde os cítricos que lembram laranja, manga, maracujá aos florais e herbais alemães.

A levedura, esse é o ingrediente responsável por fazer a grande magia, a fermentação, que é transformar os açúcares do mostro em álcool e gás carbônico, além de transmitir aromas e sabores a nossa cerveja, como por exemplo banana e cravo no estilo Weiss.

Há outros adjuntos cervejeiros, mas estes ficam para outro post, o importante é tentar identificar e reconhecer o que mais lhe agrada.

Iniciativa SEBRAE/MS