Bonita, saudável e versátil, guavira é a queridinha do MS

Bilionário da Casamigos: George Clooney vende sua tequila a grupo britânico
6 de julho de 2017
Abertas inscrições para o Concurso ENCHEFS MS
9 de julho de 2017

Bonita, saudável e versátil, guavira é a queridinha do MS

A guavira, ou gabiroba, é uma fruta selvagem que dá em arbustos nos campos do cerrado de Mato Grosso do Sul principalmente na região de Bonito e é absolutamente deliciosa. Com sabor adocicado, a frutinha que dá em cachos verde e amarelo, pode ser consumida ao natural ou utilizado para fazer doces, sucos, picolés, sorvetes e licores.

Querida em todo Mato Grosso do Sul, a guavira até um evento dedicado a ela Bonito ganhou. O Cata Guavira acontece em novembro, época de  catar guavira, e é uma celebração da frutinha vedete do estado, com intuito de resgatar a cultura e a história da comunidade. A escolha da fruta como nome do festival surgiu da necessidade de conservação dos recursos naturais, em consequência da substituição do cerrado por pastagens. Além de palestras sobre gastronomia e turismo, o Cata Guavira promove oficinas para adultos e crianças promovidas pelo movimento Slow Food, apresentação de comidinhas a preços populares na Praça da Liberdade durante o Festival da Guavira, além de reunir grandes chefs, cozinheiros, produtores, empreendedores e visitantes para experimentar menus especiais e conhecer a relevância cultural e econômica da gastronomia sul-mato-grossense, brasileira e latino-americana.

E a guavira não é só gostosa. Representante de uma das maiores famílias da flora brasileira, conta com 23 gêneros e aproximadamente mil espécies. Em laboratório foi confirmado que a guavira tem mais vitamina C do que a laranja, podendo chegar em quase 20 vezes mais em algumas espécies.

A cor amarela indica a presença de betacaroteno, que se converte em vitamina A; tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão. A polpa e casca da guavira são ricas em pectina, um gel que age beneficamente no trânsito intestinal, no combate do colesterol alto e dos níveis altos de açúcar no sangue.

As folhas da guavira são bastante utilizados no combate à gripe, além de ser ótima no combate da diarreia, do reumatismo, muito bom antisséptico, ótimo para afecções estomacais e das vias urinárias. Já a casca é utilizada no tratamento de diarreias, cãibras e doenças do sistema urinário.

Comer guavira direto do pé é uma delícia. Mas a fruta também é muito usada em receitas. Picolé, sorvete e milk shake mostram o melhor deste fruto que de todas as maneiras é saboroso. Entre outras receitas estão o licor e a cachaça curtida com guavira, além de pratos com molho da fruta e até cervejas.

Agora me diz, como não amar essa frutinha super vesátil e que é a cara do nosso estado?

Iniciativa SEBRAE/MS