fundo parallax

Surpreenda-se com a Carne de Cordeiro

DESAFIO CLUBE DO COPO – Eliminando os descartáveis
18 de abril de 2018
Amor de boteco: 5 porções deliciosas de bares de Campo Grande
19 de abril de 2018

Já foi caracterizada como uma carne sagrada para muitas pessoas, os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus, para remissão dos pecados. Existe uma simbologia de esperança de sacrifício, de salvação. No Brasil teve sua introdução na culinária através do movimento migratório com os povos do oriente médio.

Em grandes centros como Campo Grande, e o estado de Mato Grosso do Sul, está em formação e grande crescente o hábito de consumir com maior frequência e intensidade seus cortes, sendo rica em proteína de alta qualidade, um excelente componente de uma dieta saudável. Ovinos tem suas particularidades, e suas diferenças são: Carne de Cordeiro, animais jovens com até um ano de idade (macho ou fêmea), em sua fase adulta é conhecida como Ovelha, já os machos são chamados de Carneiros.

Com um sabor suave, cor rosada ou avermelhada, tendo uma maciez surpreendente e sendo mais leve que a carne bovina, os meios de cocção para cortes maiores como o Pernil ou a Costela, geralmente são assadas em uma técnica mais longa, na brasa, de forma mais lenta, apresentando assim sua suculência e aroma bem marcante. Já os cortes menores como o Carré (corte do lombo do cordeiro com osso) são grelhados e tem uma apresentação mais sofisticada.

Da alta gastronomia à culinária mais popular, o cordeiro pode ser apreciado com muito tempero ou sem nenhum, para evidenciar o sabor, segue umas dicas:

- Mix de Temperos: Loro, cebola e alho em pó, pimenta síria, ervas finas, alecrim, açúcar e sal. Com 100 gramas de cada é produzido um tempero que além de manter o sabor da carne cria uma agradável percepção de sabores.

- Harmonizando sabores, podemos utilizar: Pimenta, Sal e Tomilho. Uma maneira simples porem valorizando o corte em sua essência.

Sendo Iguaria ou exótica, a carne de Cordeiro tem sua vez no mercado e vem surpreendendo com seu crescimento e popularização, sendo preparado de forma inovadora ou mais tradicional, cada região tem sua particularidade e nós pantaneiros adotamos como um dos pratos mais aceitos em churrascos e jantares em família.

Henrique Soares
Henrique Soares
Chef Assador, especialista em Parrilla e Assado de Varal, empreendedor em eventos e consultorias no ramo de carnes e churrasco, sempre desenvolvendo novas técnicas, respeitando a evolução da gastronomia unindo a carne e o fogo em sua essência.

Iniciativa SEBRAE/MS