fundo parallax

Começa nesta quinta mais um Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do planeta

Mães na gastronomia: conheça mulheres que fizeram da culinária uma verdadeira relação de afeto
11 de maio de 2019
Receita: Pirarucu no Fogo de Chão
16 de maio de 2019

Foi dada a largada para a 14ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do planeta. Até o dia 2 de junho, cerca de 600 restaurantes de 19 estados oferecem pratos com receitas inspiradas em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros. O evento é realizado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o patrocínio nacional é da Ambev. A lista dos restaurantes participantes de todo o País pode ser conferida no site brasilsabor.com.br.

Celebração da diversidade

A celebração da diversidade gastronômica brasileira é a tônica do festival Brasil Sabor, que em mais um ano segue fortalecendo a sua tradição no País. A proposta é simples: cada restaurante participante cria uma receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros e serve o prato por um valor promocional durante o evento.

Castanha do pará, pirarucu, mandioca, jambu, charque, cogumelo yanomami, dendê e capote foram alguns dos ingredientes e produtos locais da cozinha brasileira que, trabalhados com técnicas típicas de cada região, deram origem a receitas únicas na última edição.

Para o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka, o tema escolhido para o festival, Original do Brasil, é um resumo da sua essência. “Deixamos clara a missão de valorizar o que chamamos de ‘comida do lugar’, que é tudo aquilo que caracteriza o modo de preparar os alimentos e os ingredientes de uma determinada região. O Brasil Sabor é uma grande oportunidade para que os restaurantes desenvolvam receitas que valorizem a gastronomia brasileira e ainda testem a aceitação desses pratos junto ao público durante o período do evento”, avalia.

De norte a sul

Em Campinas, são 24 restaurantes participantes. Os pratos estão sendo ofertados no preço único de R$ 52. Por lá, a regional da Abrasel investiu pesado em atrações que prometem movimentar a cidade. Neste fim de semana haverá Feira na praça Carlos Gomes, a principal de Campinas. Com barraca de vendas que vão oferecer mini-apresentações dos pratos, espaço kids e várias bandas como atrações, a Abrasel na região estima a presença de 20 mil pessoas no evento. O guia de bolso oferece um desconto de 10% nos pratos. Além disso, foram produzidos 5 mil panfletos que dão direito a uma cerveja durante a festa no fim de semana, em parceria com a Ambev. "O Brasil Sabor representa a evolução da Abrasel na região de Campinas. Começamos defendendo o interesse do setor em questões de legislação e agora entramos com tudo para oferecer o melhor festival gastronômico possível. Todos saem ganhando", diz Matheus Mason, presidente da Abrasel na região. Já em Rondônia são 16 restaurantes participantes, 15 na capital, Porto Velho, e um em Ariquemes. “São sabores que reforçam a identidade de nossa rica culinária”, comenta Valdir Vargas, presidente da Abrasel no estado. Entre os destaques nas casas estão o sushi de tambaqui e o macarrão carbonara amazônico.

Pernambuco não ficou de fora da festa. Por lá, a festa de abertura aconteceu em grande estilo no Bistrô da Negra Linda, na Ilha de Deus. Os convidados partiram para o local em uma embarcação catamarã para o coquetel ao pôr do sol. “Até o fim do evento, os 32 restaurantes participantes em Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão de Guararapes e Ipojuca continuaram mostrando o que o nordeste tem de melhor em sua cozinha”, revela André Araújo, presidente da Abrasel no estado. No cardápio de opções para os consumidores estão pratos com elementos como a macaxeira, carne seca, camarão e diversos insumos gratinados de dar água na boca. Mais ao Sul, em Santa Catarina, Raphael Dabdab, presidente da Abrasel no estado, mostra que Florianópolis, Garopaba, São José, Palhoça e Joinville estão fazendo bonito. Por lá, o Brasil Sabor segue por mais uma semana além do calendário nacional e se estende até o dia 9 de junho. “Os restaurantes esperam um aumento de até 30% em movimentos e estão preparados para receber seus clientes. Tem sabores com preços especiais que ajudam a democratizar o setor, com pratos a partir de R$ 21, 00”, diz

Ao todo, o festival Brasil Sabor acontece nos estados de Alagoas, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondonia, Santa Catarina, São Paulo.

Serviço: Festival Brasil Sabor

16 de maio a 2 de junho

Brasilsabor.com.br

Evelise Couto
Evelise Couto
Jornalista por formação e por paixão, atua desde 2011 em redações e assessorias de imprensa. Sempre atenta a novidades, é apaixonada por literatura, cultura pop e gastronomia, além de adorar descobrir novos lugares por onde passa. Produção de conteúdo e social media também fazem parte de seu dia a dia.

Iniciativa SEBRAE/MS