fundo parallax

Contra desperdício, Grupo Pereira doa mais de 27 toneladas de alimentos ao Mesa Brasil

Seleção de inscritos no concurso de cozinheiros amadores acontecerá entre 29 e 31 de julho
28 de julho de 2019
Munhoz debuta na área gastronômica e aposta em frango com receita especial
30 de julho de 2019

Parceiro desde julho de 2018 do Mesa Brasil SESC (Serviço Social do Comércio), que visa combater a fome e o desperdício de comida, o Grupo Pereira, por meio das bandeiras Comper e Bate Forte, já doou 27.081,626 toneladas de alimentos ao programa, atendendo 57,8 mil pessoas em Campo Grande. Em janeiro deste ano, por exemplo, o grupo fez a doação de mais de 8.630,400 quilos de frutas, verduras e legumes a 44 instituições, beneficiando 9.476 pessoas.

O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos; no Estado funciona desde 2003. Pela bandeira Comper, as lojas Hiper Center Tamandaré, Hiper Center Brilhante e Ypê Center apoiam o projeto doando produtos de mercearia (não perecíveis) como arroz, feijão e bolachas, enquanto a central de distribuição Bate Forte faz doações de frutas, verduras e legumes.

As instituições cadastradas no programa geralmente prestam atendimentos a pessoas com necessidades especiais, famílias em situação de risco social e dependentes químicos por meio de capacitação profissional para geração de renda e apoio multidisciplinar. Geralmente essas ações são realizadas em hospitais, creches, escolinhas infantis, projetos de complementação escolar de apoio socioeducativo, lar de idosos e casas de apoio à população de rua.

“O Mesa Brasil Sesc atua em prol da redução do desperdício de alimentos e combate à fome, além de promover ações educativas junto aos parceiros e entidades sociais”, explica a diretora regional do Sesc/MS, Regina Ferro. Conforme ela, os alimentos mais doados são melão, pimentão, cenoura, repolho e abobrinha.

De acordo com Lais Vasconcelos, gerente ambiental do Grupo Pereira, o Mesa Brasil possui ampla abrangência em todo o país e por isso recebeu apoio da empresa, por meio de suas bandeiras. “Preocupado em buscar destinação adequada para os produtos aptos para o consumo humano e, ao mesmo tempo, atender pessoas que passam fome e precisam desses alimentos diariamente, o grupo buscou um banco de alimentos para fazer as doações, firmando parceria com o Sesc em Mato Grosso do Sul e ajudando a evitar o desperdício”.

“O compromisso do Grupo Pereira diante desse programa é com a promoção da vida, já que esses alimentos são distribuídos a instituições que realizam um trabalho social muito importante. Consequentemente essa ação beneficia o meio ambiente, diminuindo os resíduos que seriam descartados”, complementa Lais.

Só em maio deste ano, o Sesc Saúde, localizado em Campo Grande, distribuiu 149.981,646 quilos de alimentos a 81 entidades atendidas, alcançando 14.671 pessoas. O Bate Forte colaborou doando 7.927,600 quilos e atendendo 9.345 pessoas; o Hiper Center Tamandaré doou 97,628 quilos que abrangeram 633 pessoas, enquanto o Hiper Center Brilhante fez a doação de 72,600 quilos de produtos não perecíveis repassados a 308 pessoas.

Em novembro do ano passado, por exemplo, o Grupo Pereira, através do Bate Forte, Ypê Center e Hiper Center Brilhante, fez uma doação bastante significativa ao Mesa Brasil: 1.347,355‬ quilos de alimentos, quantidade que acabou beneficiando 11.620 pessoas em mais de 30 entidades assistenciais. Outra doação impactante aconteceu no mês anterior, em outubro, quando foram doados 1.547,59 quilos de comida ao Mesa Brasil pelo grupo.

Outro lado – A ONG Masc (Movimento de Apoio Social Campo-Grandense), criada em 2005 e localizada no Jardim Anache, no Grande Nova Lima – em que moram aproximadamente 20 mil pessoas –, ajuda semanalmente cerca de 70 famílias em situação de vulnerabilidade social com a doação de alimentos provenientes do Mesa Brasil e já recebeu muita contribuição do Comper e Bate Forte. Seu presidente, José Ferreira Rocha, explica que a entidade é parceira do programa há quatro anos, recebe em média 2,5 toneladas mensais, e considera a iniciativa uma bênção. “Distribuímos os alimentos repassados pelo Mesa Brasil todas às terças para 42 famílias, cujos membros possuem de 18 a 59 anos. Já às sextas, nossa prioridade é entregar a comida repassada para 30 famílias formadas exclusivamente por idosos com mais de 59 anos. Além disso, realizamos oficinas de culinária, entre outras ações, com essas arrecadações; a participação do comércio é muito importante nesse processo”, destaca José.

Outra entidade ajudada pelo Mesa Brasil é o Instituto Maná do Céu para os Povos, situado no Jardim Canguru, região sul de Campo Grande, que atende atualmente 80 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos; a partir de agosto atenderá 120. De acordo com Carla Rodrigues, presidente da entidade, os alimentos doados pelo programa são utilizados nas merendas dos alunos ali matriculados e também distribuídos nas feiras que são realizadas todas às sextas-feiras até às 21h.

“Servimos cerca de 7 mil refeições por mês, entre lanches, cafés da manhã e almoços. Além disso o restante dos alimentos doados pelo programa por meio do Comper, Bate Forte e outros comércios é repassado para as comunidades carentes que moram na região do Canguru e também em outros polos atendidos por nós. Muitas famílias atendidas por nós precisam desses alimentos, já que não têm o que comer em suas mesas; é uma iniciativa importantíssima para ajudar a dirimir a fome. É muito gratificante poder atender essas três mil pessoas mensalmente e mais ainda receber feedback de fotos e vídeos de pratos feitos com esses alimentos que em outros tempos eram desperdiçados; não tem preço”, enfatiza Carla Rodrigues.

Mesa Brasil Sesc – O Mesa Brasil Sesc tem abrangência nacional e constitui a maior rede de bancos de alimentos do Brasil. Implantado no Estado do Mato Grosso do Sul em 2003, o projeto também arrecada e distribui materiais diversos como descartáveis, higiênicos, de limpeza, roupas, utensílios etc. Além das empresas, pessoas físicas também podem se cadastrar como doadores do programa. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3311-4300.

Evelise Couto
Evelise Couto
Jornalista por formação e por paixão, atua desde 2011 em redações e assessorias de imprensa. Sempre atenta a novidades, é apaixonada por literatura, cultura pop e gastronomia, além de adorar descobrir novos lugares por onde passa. Produção de conteúdo e social media também fazem parte de seu dia a dia.

Iniciativa SEBRAE/MS