fundo parallax

Com o tema “Carne de Jacaré”, VII FEGASA bate recorde de participação em 2019

É tempo de guavira: festival gastronômico chega a sexta edição em Bonito
19 de novembro de 2019
Outback aposta em diferenciação e apresenta duas novas opções de steaks em tábuas para compartilhar
5 de dezembro de 2019

O VII Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA) é um evento que busca valorizar a gastronomia corumbaense e os produtos típicos da região pantaneira.

Com esta visão, o prefeito Marcelo Iunes decidiu pela inclusão de pratos servidos à base da carne de jacaré. “É um evento, que com certeza vai atrair mais turistas para Corumbá, numa época em que o turismo de pesca está parado em razão do período de Piracema. A iniciativa vai gerar renda, emprego e fomentar a economia neste período”, destacou Iunes.

O chefe do Executivo Municipal reforçou que Corumbá já comemora o Dia Municipal do Jacaré. A data foi instituída pela lei nº 2.678/2019 com celebração acontecendo anualmente no dia 15 de julho. A inclusão de pratos servidos à base da carne de jacaré encontra amparo legal nesta legislação.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR), Elisangela Sienna Oliva, a intenção do FEGASA é associar a carne do jacaré, ao Pantanal e principalmente a Corumbá. O FEGASA 2019 já é um sucesso. Os números atestam o êxito. São 09 restaurantes participantes no Circuito Gastronômico da Carne do Jacaré. Cada estabelecimento criou um prato e está comercializando ao preço popular que oscila entre os valores de R$ 25,00 a R$ 30,00. O circuito começou dia 06 e vai até ao sábado, 16 de novembro, quando termina a votação que escolhe o melhor prato.

Outra atividade é o concurso Mestre Pantaneiro, que teve um grande número de inscritos. Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, isso demonstra que os “cozinheiros ou chefs populares gostaram do desafio de criar um prato tendo a carne de jacaré como ingrediente principal”. Além dos concursos, na quarta-feira, 13 de novembro, a FUNDTUR está promovendo uma visita técnica à sede da Caimasul, empresa especializada na criação comercial de jacarés em cativeiro (Caiman yacare). Na oportunidade os visitantes conhecerão as baias de criação do jacaré, o abate e todo processo de beneficiamento da carne.

Os dias 14 e 15 serão dedicados às aulas show do VII FEGASA. Este ano, três estrelas vão abrilhantar o evento. Helvécio Maciel (Chef Caimasul), especialista em carne de jacaré e divulga esse produto pelo Brasil e mundo. O chef Antônio Albaneze, que vem a Corumbá para dar a sua contribuição na aula-show ‘Jacaré em três texturas e Mousse de Fígado’. O chef Emerson Aguirre apresentará a aula-show “Coxinha de Jacaré glaceado ao molho de Roti com risoto de arroz negro”. “Todas as aulas terão a participação para as mães do CRAS, merendeiras da rede municipal de Educação e ao público em geral que já garantiram sua participação ultrapassando as nossas expectativas”, disse Elisângela Oliva.

“O FEGASA 2019, está muito mais democratizado e popularizado. Foi um pedido do prefeito Marcelo Iunes que esse evento efetivamente atingisse toda a sociedade e os amantes da gastronomia. Na realização foi fundamental a parceria com a Caimasul, que aos restaurantes participantes ofertou uma tabela com produtos com 50% de desconto no período de realização do FEGASA. Aos participantes do concurso Mestre Pantaneiro, serão doados cerca de 30 quilos de carne, em vários cortes, para confecção dos pratos. Agradecemos também a Empresa de Transporte Andorinha, ao Grupo Fernandes, Supermercado Frey, a ACERT, SEBRAE e ao Governo do Estado”, finalizou a Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR), Elisangela Sienna Oliva.

Evelise Couto
Evelise Couto
Jornalista por formação e por paixão, atua desde 2011 em redações e assessorias de imprensa. Sempre atenta a novidades, é apaixonada por literatura, cultura pop e gastronomia, além de adorar descobrir novos lugares por onde passa. Produção de conteúdo e social media também fazem parte de seu dia a dia.

Iniciativa SEBRAE/MS